quinta-feira, 4 de junho de 2015






Teoria Musical básicos

Propriedades dos Sons são 4:
.Altura, Duração, intensidade e  Timbre.

-Altura: diferente entoação das notas.
-Duração: espaço de tempo em que soa o som.
-Intensidade: mesmo que volume.
-Timbre:característica que difere os sons. Ex.: timbre de piano e
timbre de guitarra.

Elementos Fundamentais da Música:

- Melodia> sucessão de sons, para a formação de uma linha musical.
Ex.: Um solo de guitarra.
-Harmonia: sequência de sons simultâneos.
Ex.: Uma progressão de Acordes.
-Rítmo: Movimento dos sons de acordo com a sua duração.
Que representar os Sons, são 7 Fundamentais, mais 5 acidentes,
formando uma escala cromática de 12 notas:

C C# D D# E F F# G G# A A# B

Fundamentais: C=Dó D-Ré E=Mi F=Fá G=Sol A=Lá B=Si

Notas fundamentais são as notas sem o "#", que todo mundo conhece. As notas
com o "#", são chamadas "notas sustenidos" (como por exemplo:
C#=Dó Sustenido). Podem ser escritas como "bemóis" (por exemplo:
Db=Ré Bemol).

C Db D EB E F Gb G Ab A Bb B


Um sustenido é quando você está elevando 1/2 tom acima e quando adiciona um bemol
à nota,você está elevando 1/2 tom abaixo. Assim, temos as notas organizadas
de uma maneira cromática (em sequência de 1/2 em 1/2 tom), uma após a outra.
Pois Dois semitons (1/2 tom) corresponde a um tom.
vamos aplicar essa teoria na Guitarra, fica fácil de entender. Para cada traste
que você sobe ou desce no Braço, tem-se um intervalo de 1/2 tom (ou 1 semitom).
Então, a cada 2 trastes, temos 1 tom.Por exemplo: na corda E(Mi ou 6ª corda),
temos, da corda aberta até o 12° traste:
E F F# G G# A A# B C C# D D# E

Outro exemplo para visualização das notas pode ser um Diagrama de Acordes: E A
e-0-(E)---|--5-(A)----|
B-0-(B)---|--5-(E)----|
G-1-(G#)--|--6-(C#)---| Nota nos parênteses são G# e C#.
D-2-(E)---|--7-(A)----|
A-2-(B)---|--7-(E)----|
E-0-(E)---|--5-(A)----|



Temos aqui dois acordes: E (Mi maior) e A (Lá Maior). As Notas entre parênteses
são as que compõem os dados do acordes. Se você observar a organização cromática
das notas descritas anteriormente, e sair contando nas casas do braço a
seqüência delas até em um dos números indicados no diagrama, irá perceber
que corresponde justamente àquela nota entre parênteses.

Lendo Notação Musical:

Em partituras musicais são escritas as notas, compostas de Pautas (ou Pentagramas),
que são aquele conjunto de cinco linhas e quatro espaços. AS linhas (de baixo para
cima), representam as notas E, G, B, D e F; os espaços, as notas F, A, C e E.

Colocando as notas na pauta então podemos dar o nomes, devemos colocar, no seu início,
um sinal chamado de Clave. Portanto, existem 3 tipos de claves, que são mais usadas,
de Sol (sons médios), de fá (sons graves) e de dó (sons agudos).
Na figura abaixo, temos respectivamente, as claves de sol, fá e dó. Nas partituras para
guitarra, é mais comum encontrarmos a clave de sol, por isso, trabalharemos apenas com
essa lição.

Na armadura da clave(logo a sua frente), temos uma fração que determina o números de
tempos por compasso,(numerador) e a figura que irá determinar 1 Tempo nesse Compasso
(denominador). Os Compassos são Conjuntos de Tempos, divididos por Barras. todas as Músicas
são divididas em vários Compassos.
Na pauta, são escritas as figuras Musicais, que indicam o tempo de duração das notas.
Também são escritas as Pausas, que indicam silêncio. logo abaixo temos uma lista com o
valores-padrão (compasso 4/4) de cada figura e pausas, além de outros símbolos utilizados
freqüentemente:

Compasso 4/4 seus Valores de Denominadores:
.1=Semibreve (4 tempos);
.2=Miníma (2 tempos);
.3=Semínima (1 tempo);
.4 e 5= Colcheia (1/2 tempo)
.6=Miníma com Ponto de Aumento (3 tempos)--O Ponto de Aumento o tempo na nota em 50% do
valor original.
.7 e 8= Semicolcheias (1/4 de tempo);
.9=Pausa de Semicolcheia (1/4 de tempo);
.10=Fusa (1/8 de tempo);
.11=Pausa de Fusa (1/8 de tempo);
.12=Semifusa (1/16 avos de tempo);
-13=Pausa de Semifusa (1/16 avos de tempo);
.14=Pausa de Semínima (1 tempo);
.15=Pausa de Mínima (2 tempos);
.16=Pausa de Semibreve (4 tempos);
.17=Acidentes - Respectivamente: Bemol (abaixa a nota em 1/2 tom), Sustenido (eleva a nota em 1/2
tom), Bequadro (anula os Bemóis e Sustenidos) e Nota Natural (sem acidentes).
.18=Tercinas (3 notas por tempo);
.19=Ligaduras -- une Duas Notas. Se as Notas fores iguais, não devemos tocar a segunda nota.
Para que não possa mudar os valores de acordo com a fórmula de compasso.

Compassos Simples e seus valores de Denominadores:

1 = Semibreve = 1 tempo.
2 = Mínima = 1 tempo.
3 = Semínima = 1 tempo.
4 = Mínima = 1 tempo.
8 = Colcheia = 1 tempo.
16 = Semicolcheia = 1 tempo.
32 = Fusa = 1 tempo.
64 = Semifusa = 1 tempo.
Seguindo essa tabela, temos que num compasso 4/2, por exemplo, uma Mínima vale 1 tempo, e assim
por  diante. Como já vimos, os compassos são divididos por Barras. Cada tipo de Barra representa
uma coisa diferente:

Tipo de Barras.

.Barras Simples:separam um compasso do outro.
.Barras Dupla: indicam mudança de trecho musical.
.Barras de Repetição: uma das barras é mais grossa e essas possuem dois-pontos: indicam repetição
de um trecho (: ||).
.Barras Finais: visualmente iguais às barras de repetição, porém, indicam o final da música.


Quantos aos Acidentes, podem aparecer de 3 maneiras distintas:

.Na Armadura da Clave: são os sinais fixos, que valem para toda a música.
.No decorrer da Partitura: sinais ocorrentes - - aparecem no decorrer da Partitura, tendo efeito
apenas no compasso em que estão.
.Entre Parênteses: sinais de precaução, para evitar erros numa  leitura rápida.

0 comentários:

Postar um comentário